FAC - Faculdade Curitibana

Esqueci minha senha | Como acessar

Apresentação

A organização da Biblioteca/FAC tem como objetivo atender às necessidades dos cursos e demais atividades da Universidade, que, afinada com as tendências mundiais, já implementou um novo conceito de biblioteca. Alunos e professores poderão consultar livros, monografias, teses, vídeos, CD-ROM e periódicos por intermédio de um sistema totalmente revolucionário. Para manter um acervo qualitativo e quantitativamente bem dimensionado, a Biblioteca/FAC tem investido maciçamente na aquisição de livros, periódicos, material multimídia, etc.

Biblioteca: espaço físico e acervo

O espaço físico da Biblioteca/FAC é projetado com o objetivo de proporcionar conforto e funcionalidade durante os estudos e as pesquisas do corpo docente e discente da Universidade. Está localizada no térreo do prédio da Instituição, com acesso aos portadores de necessidades especiais.
No espaço da Biblioteca estão definidas as áreas para:

  • Estudo em grupo e individual;
  • Computadores com acesso a Internet e rede sem fio wireless para pesquisas nas bases de dados nacionais e internacionais (livres e de acesso restrito a comunidade/FAC),
  • Espaço informatizado para a recepção e atendimento ao usuário;
  • Acervo de livros, periódicos e multimeios;
  • Guarda-volumes com chaves individuais;

Atualmente a Biblioteca/FAC conta com 270 m² de área útil, distribuídas da seguinte forma: área das estantes para acervos, salas de estudos e guarda volumes. Em constante ampliação para manter os recursos qualitativamente e quantitativamente bem dimensionados, conta com a seguinte infraestrutura descrita no quadro abaixo.

Instalações para o acervo, estudos individuais e em grupo

O acervo da Biblioteca/FAC é aberto aos seus usuários e acondicionado em estantes adequadas à conservação e arquivamento de todos os materiais bibliográficos. Atualmente contamos com 4.897 exemplares nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Turismo, Direito, Engenharia da Produção e Arquitetura e Pedagogia que podem ser consultados através de terminais na biblioteca ou pela internet, pelos descritores de assunto, autor, título.

As áreas de estudos individuais e em grupo possuem mobiliário próprio, respeitando a acessibilidade de nossos usuários.

ITEM QTD. OBS.
Estantes para livros e periódicos 28 Estantes de livros dupla face
Total de títulos de livros 1423 FAC
Total de exemplares de livros 4.897 FAC
Periódicos assinaturas on-line 186 Administração, Ciências Contábeis, Direito, Turismo, Comunicação Social, Arquitetura e Engenharia da Produção.
Salas para estudo em grupo 1 Contendo 3 mesas c/ 12 cadeiras
Salas para estudo individual 3 Com 12 cadeiras
Mesas de Leitura 1 Total 4 cadeiras
Total de lugares para estudos 28  
Computadores com acesso a base de dados do acervo para usuários 3

2 no balcão de atendimento e 1 para PNE

Computadores com acesso a base de dados do acervo para uso administrativo 2 1 para empréstimos e 1 para Serviços técnicos
Armários – guarda volumes 8 Com 40 espaços
Estante expositora para periódicos 1  

Informatização

Biblioteca/FAC utiliza para o controle bibliográfico o Sistema Pergamum constituída pelas instituições usuárias do software Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas, tendo por finalidade melhorar a qualidade global dos serviços dos usuários, promover a cooperação no tratamento da informação e o compartilhamento de recursos de informação. 

Serviço de processamento técnico

Os materiais bibliográficos adquiridos (livros, CD-ROMs, DVDs, obras de referência, periódicos, trabalhos acadêmicos e outros) são preparados e identificados com carimbos e etiquetas com códigos de barras. Após esse processo o material é classificado pela bibliotecária utilizando como instrumento orientador a Classificação Decimal Universal (CDU). Após esses processos o material poderá ser registrado no sistema de controle de acervo bibliográfico cujas entradas são norteadas pelas normas do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR-2) e o Sistema MARC 21.

Serviço de referência

O Sistema de Controle de Acervo Bibliográfico proporciona ao serviço de referência o gerenciamento do empréstimo domiciliar, consulta e renovação do corpo discente e docente da Universidade, observando as definições do Regulamento Interno da Biblioteca. O Catálogo on-line permite a consulta ao acervo (livros, trabalhos acadêmicos, vídeos, CD-ROMs, DVDs e outros) por descritores de assunto, autor, título. O catálogo está disponível a todos (corpo docente, discente e funcionários) através da internet ou através de computadores distribuídos na Instituição.

Políticas institucionais de aquisição, expansão e atualização do acervo e formas de sua operacionalização

A política para aquisição e desenvolvimento de acervos (descrita em detalhes a seguir) é voltada para a manutenção e atualização do acervo.
A coleção da Biblioteca/FAC visa atender as necessidades geradas pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, e essa informação pode ser adquirida através de diversos suportes como livros, periódicos, DVDs e CD-ROMs (multimeios).
A aquisição dos periódicos, vem nos últimos anos, priorizando como meio de avaliação o sistema de Qualificação da Capes, o Qualis.
O bibliotecário que gerencia a Biblioteca é responsável pelo desenvolvimento de seu acervo, tendo em vista, além da bibliografia do conteúdo programático atualizado de cada curso, sugestões do corpo docente, discente e as recentes publicações técnico-científicas disponíveis no mercado editorial.
O Bibliotecário responsável encaminha a cada começo de semestre para o bibliotecário vhefe da UNIP (SP), através de e-mail, as requisições bibliográficas e as listagens bibliográficas avaliadas e aprovadas pelos coordenadores locais dos cursos.
O bibliotecário chefe da UNIP (SP) encaminha todas as requisições e listagens bibliográficas para o setor de compras que é responsável pela cotação, compra e distribuição de todo material.
A conservação do acervo se dá por meio de higienização periódica.

Serviços e recursos

A Biblioteca possui em seu acervo os seguintes recursos disponíveis: livros e periódicos nacionais e internacionais, teses, monografias, catálogos, obras de referência, vídeos, CD-ROMs e DVDs.
Para que o corpo discente e o corpo docente utilizem e conheçam todos esses recursos disponíveis são oferecidos os seguintes serviços orientados pela nossa bibliotecária:

  • Pesquisa bibliográfica;
  • Empréstimo domiciliar;
  • Consulta local;
  • Elaboração de referências bibliográficas (ABNT);
  • Treinamento de usuários;

Horário de funcionamento

Segunda à sexta:  das 08hs às 22hs
Sábado: 08hs às 12hs

Equipe

E-mail: facauxiliarbiblioteca@gmail.com / facbiblioteca8@gmail.com
Tel: (41) 3089-5050
Av. República Argentina, 1285 - Água Verde
Curitiba/PR